É comum, hoje em dia, as pessoas dizerem que a lógica não é tão importante. Que passou o tempo dela e que o que conta agora é a criatividade. Um tanto traumatizados com as idiotices que os lógicos costumam cometer, acreditam que desprezar a lógica é o caminho mais correto a seguir.
Eu não vou negar que alguma razão há nessa desmistificação da lógica. De fato, existem pessoas que acreditam que ela é o símbolo máximo da inteligência, como se bastasse ser um bom lógico para desvendar os grandes mistérios da humanidade.
No entanto, não é por sua completa desmoralização que o ser humano encontrará os caminhos do conhecimento. Na verdade, a lógica é um instrumento necessário para o raciocínio, apesar de não ser suficiente para ele. Como instrumento é indispensável, mas para que o pensamento se complete e tenha sentido é necessário preencher as variáveis com conteúdo. E é no preenchimento do conteúdo que serão necessários a criatividade, a capacidade de abstração, o senso imaginativo, o conhecimento real e o domínio da linguagem.
Confundir isso com a não necessidade da lógica é, por si mesmo, ilógico. Achar que a lógica é um instrumento ultrapassado é não entender nem sua função, nem seu alcance. Por isso, quando eu ouço, como tenho ouvido de alguns experts, que a lógica não é mais importante, tenho certeza que esse desprezo afetou, antes de tudo, suas próprias inteligência.
pretty handy stuff, overall I consider this is worth a bookmark, thanks